(41) 3077-4455 | (41) 9 9984-2820 contato@exaltpsicologia.com.br

Povos antigos faziam sacrifícios nos rituais de Solstício de Inverno para agradar ao Deus Sol, numa estratégia para que ele parasse de se afastar e voltasse a se aproximar da Terra. Um ritual para que a luz e o calor da vida se mantivessem presentes. Mas independente disso, talvez não soubessem, o Sol voltaria de qualquer forma. Os rituais eram apenas um ato humano de esperança no futuro.

Quando perdemos a esperança no futuro, em nós mesmos, nos outros ou no mundo, estamos em grande risco. A desesperança é um sintoma da depressão e um risco sabidamente aumentado para o suicídio. Devemos cultivar diariamente a esperança como forma de nos mantermos mentalmente saudáveis. Se os noticiários não ajudam nisso, devemos implementar o ritual diário de desligá-lo. Buscar as informações que nos interessam sem sensacionalismo. Assim como a escolha da comida determina se ela nos alimenta ou nos intoxica, as informações que consumimos nos engrandece ou nos derruba. Desconfie do que gera mal estar. Às vezes nos viciamos em (ler, comer, assistir, etc) coisas ruins e temos dificuldade em mudar comportamentos, mas isso não nos impede de perceber a necessidade de implementar mudanças de hábitos.
Sempre há coisas boas para engrandecer nossa vida. Sempre haverá pessoas boas no mundo. Sempre há algo de bom para ser apreciado. Focar no que é positivo nem sempre é fácil para quem já está em depressão mas é um exercício diário importante para quem não quer adoecer. As coisas podem não ser perfeitas, mas que graça teria se fossem? As injustiças podem acontecer e isto pode ser visto por uns como motivo de desistir e por outros como motivo de existir. Uma mente saudável faz maravilhas. Em vez de se entristecer com as dificuldades, motiva-se buscando melhorias a serem implementadas. Uma mente doente traz mais tristeza para o mundo. Cada um é responsável pelo que emana. Quem hoje se vê na escuridão, se quer voltar a ver a luz, precisa lembrar que para quem exercita a esperança o Sol sempre retorna 🙏

Dra Kelly J S Santos
Médica Psiquiatra

Open chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?