(41) 3077-4455 | (41) 9 9984-2820 contato@exaltpsicologia.com.br

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Os transtornos de ansiedade incluem os transtornos abaixo que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados.

– Transtorno de Ansiedade de Separação
– Mutismo Seletivo
– Fobia Específica
– Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
– Transtorno de Pânico
– Agorafobia
– Transtorno de Ansiedade Generalizada
– Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância/Medicamento

 

Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura. Esses dois estados se sobrepõem, mas também se diferenciam, sendo o medo associado a períodos de excitabilidade aumentada, necessária para luta ou fuga. Já a ansiedade é associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva. Às vezes, o nível de medo ou ansiedade é reduzido por comportamentos constantes de esquiva. Os ataques de pânico se destacam dentro dos transtornos de ansiedade como um tipo particular de resposta ao medo, não estando limitados aos transtornos de ansiedade e também podem ser vistos em outros transtornos mentais.

Os transtornos de ansiedade diferem entre si nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada. Assim, embora os transtornos de ansiedade tendam a ser altamente comórbidos entre si, podem ser diferenciados pelo exame detalhado dos tipos de situações que são temidos ou evitados e pelo conteúdo dos pensamentos ou crenças associadas. Sendo assim, o tratamento psicoterapêutico é essencial para desativar os gatilhos que ativam os processos ansiógenos, com ou sem medicação associada.

Fonte:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 992p.