(41) 3077-4455 | (41) 9 9984-2820 [email protected]

TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE

TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE

Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo. Abaixo estão alguns transtornos de personalidade citados pelo DSM 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais):

Transtorno de Personalidade Paranoide: É um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.

Transtorno da personalidade Esquizoide: É um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.

Transtorno da Personalidade Esquizotípica: É um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.

Transtorno da personalidade Antissocial: É um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros.

Transtorno da Personalidade Borderline: É um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.

Transtorno da Personalidade Histriônica: É um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.

Transtorno da Personalidade Narcisista: É um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.

Transtorno da Personalidade Evitativa: É um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa.

Transtorno da Personalidade Dependente: É um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado.

Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva: É um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle.

Mudança de personalidade devido a outra condição médica: É uma perturbação persistente da personalidade entendida como decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica (ex: Lesão no lobo frontal).

 

O sofrimento e prejuízo causados por um transtorno da personalidade, tanto ao indivíduo, quanto para a família, podem ser amenizados satisfatoriamente quando há acompanhamento psicológico adequado.

 

Fonte:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 992p.

×
Olá!
Como podemos ajudar?