TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo. Abaixo estão alguns transtornos de personalidade citados pelo DSM 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais):
– Transtorno de Personalidade Paranoide: É um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.
– Transtorno da personalidade Esquizoide: É um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.

– Transtorno da Personalidade Esquizotípica: É um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.
– Transtorno da personalidade Antissocial: É um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
– Transtorno da Personalidade Borderline: É um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.
– Transtorno da Personalidade Histriônica: É um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.
– Transtorno da Personalidade Narcisista: É um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
– Transtorno da Personalidade Evitativa: É um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa.
– Transtorno da Personalidade Dependente: É um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado.
– Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva: É um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle.
– Mudança de personalidade devido a outra condição médica: É uma perturbação persistente da personalidade entendida como decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica (ex: Lesão no lobo frontal).
O sofrimento e prejuízo causados por um transtorno da personalidade, tanto ao indivíduo, quanto para a família, podem ser amenizados satisfatoriamente quando há acompanhamento psicológico adequado.
Fonte:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 992p.